Déjà Vu, intrigante?
---
O déjà vu é um fenómeno intrigante que muitos de nós já experimentámos. Sentimos que estamos a reviver um momento, como se já o tivéssemos vivido antes. Embora a ciência sugira que o déjà vu está relacionado com a forma como o cérebro processa memórias e percepções, existe também uma perspetiva interessante que sugere que o déjà vu pode ser uma manifestação de informação genética herdada dos nossos antepassados.
Esta ideia levanta a possibilidade de que as nossas experiências e memórias possam, de alguma forma, ser influenciadas pelas vivências dos nossos antepassados, transmitidas através da nossa genética. Embora esta ideia não esteja ainda comprovada cientificamente, é um exemplo de como as nossas experiências e a nossa herança genética podem estar interligadas de formas complexas e surpreendentes. Dando a sensação de termos já vivido tais experiências e tido outras vidas, o que na realidade, foram realmente outras vidas. Por si só, esta experiência que eu acredito vir a ser no futuro um fenómeno explicado de forma consistente, não perde a sua magia e mistério, bem pelo contrário. Mais um sinal do Todo e da Interdependência!
Além da interpretação genética, a psicologia também oferece uma perspetiva sobre o déjà vu. Alguns psicólogos acreditam que o déjà vu pode ser explicado por um breve mal-entendido na memória do cérebro, onde uma nova experiência é incorretamente percebida como uma memória familiar. Penso que é iseia bem plausível e porque não as duas!?
A epigenética, por sua vez, explora como as experiências e o ambiente podem influenciar a expressão genética, potencialmente transmitindo traços de comportamento ou respostas emocionais ao longo das gerações. Embora a epigenética não explique diretamente o déjà vu, ela abre novas possibilidades sobre como as experiências e comportamentos podem ser influenciados por gerações anteriores.
O déjà vu continua a ser um mistério intrigante que desafia a nossa compreensão da mente e da memória, oferecendo um campo rico para a exploração tanto da psicologia como da genética. Com a evolução da ciência, quem sabe que novas descobertas nos ajudarão a desvendar este enigma fascinante!
---
Pedro Proff (Ma, Phd)
Medicina Comportamental
Medicina Wellness
Life & Wellness Mentoring
Comments