Consciência O Fenômeno de Corpo Inteiro.
Século e meio desde que conseguimos ver como o corpo e a mente convergem na cura de traumas; passámos a ver a própria consciência como um fenômeno de corpo inteiro. Além do cérebro, nenhuma parte do corpo molda a nossa paisagem mental e emocional mais profundamente do que o décimo nervo craniano – o nervo mais longo do sistema nervoso autónomo que governa inconscientemente o funcionamento interno do corpo. Conhecido como nervo vago - do latim para "errante", uma raiz compartilhada com vagabundo e vago - ele serpenteia do cérebro ao intestino, tocando cada órgão ao longo do caminho com suas gavinhas, controlando tudo, desde a nossa frequência cardíaca e digestão até aos nossos reflexos e humores.
Este controla funções corporais involuntárias - e é um dos muitos nervos que transmitem mensagens entre o cérebro e outras partes do corpo, como o coração e o sistema digestivo.
Esse nervo nasce no tronco cerebral, uma região que está localizada mais ou menos atrás das orelhas. A partir dali, desce por cada lado do pescoço, atravessa o tórax e chega até o abdômen. Ou seja: ele conecta o tronco cerebral a quase todos os órgãos essenciais. A compreensão de que o cérebro e o intestino coparticipam, de forma contínua, um fluxo de comunicação bidirecional foi reconhecido em tempos tão remotos quanto a Grécia antiga, onde os filósofos Hipócrates, Platão e Aristóteles já haviam postulado que o cérebro e o restante do corpo estão intrinsicamente conectados. Esta noção levou à compreensão de que para estudar o processo das enfermidades, o indivíduo como um todo deve ser levado em consideração, mais do que um sistema de órgão isolado. Apenas em 1840 que William Beaumont demonstrou experimentalmente que o estado emocional afetava o ritmo da digestão e, assim sendo, que o cérebro afeta o intestino, desta forma concluindo que existe um eixo cérebro-intestino.
ASSIM, ENTENDAM A IMPORTÂNCIA DE RELAXAR, DE GERIR O STRESS E ANSIEDADE.
Cantar ou cantarolar– a vibração que é criada ao cantarolar transmite um sinal de que não se está em perigo e ajuda a acalmar ainda mais o corpo. Aqui tem um exemplo. Imersão em água fria – pode não parecer divertido, igualmente meditar e exercício, mas quando praticados com frequência fazem maravilhas pelo nervo vago.
In:
By Proff 2024
Comentarios