Atenção aos detalhes
Que lindo o nascer do sol. Uma chuva. Um topo de montanha de longe ou enquanto a subimos para chegar a algum lugar. Como são encantadoras as linhas do rosto de um felino, como é majestoso o movimento do seu corpo!
Quanta atenção prestamos aos detalhes?
Uma obra~prima é feita de detalhes. Quando olhamos para um cenário, o que é que absorvemos? Os nossos olhos procuram ver profundidade em qualquer visão ou consideramos isso perda de tempo? Quando ouvimos uma música, os nossos ouvidos procuram perceber cada instrumento, como soam o final das palavras?
E quando tocamos? As nossas mãos procuram discernir cada textura, ou o calor/frieza da coisa ou pessoa tocada?
E a nossa boca? Prestamos atenção à textura e sabor de todos os alimentos que temos na boca? Onde na boca, o sabor é mais forte?
A atenção aos detalhes revela profundidade de sentimento. Ela comunica uma linguagem que muitos de nós não falam mais. Traduz a profundidade e quietude do buscador. Presença e curiosidade, uma sensação de pertença.
Como nos sentimos sobre algo que vemos? O nosso corpo reage de alguma forma, emocionamo~nos com o que vemos? Estamos em contacto com os nossos sentimentos e emoções, conscientes deles, de forma consistente?
Atenção aos detalhes é um veículo. Que nos leva a entender e a sentir empatia e magia. Ou tristeza. Mas que nos leva sempre a sentir, e a crescer. A ter noção. A empreender, no sentido de melhorarmo~nos e melhorarmos o nosso ambiente.
Como alguém nos veria de longe? Com presença.
~~Ana ~~
Attention to detail
How beautiful a sunrise. A rainfall. A mountain top from afar or as we climb it to reach somewhere. How enchanting the lines on a face of a feline, how majestic its body movement!
How much attention do we pay to detail?
A master piece is made of details. When we look at a scenario what is it that we take in? Do our eyes seek to see profoundness in any sight or do we deem it a waste of time? When we listen to a song, do our ears seek to notice each instrument, how the end of the words sound?
And when we touch? Do our hands seek to discern each texture, or the heat/coolness of the thing or person touched?
How about our mouth? Do we pay attention to the texture and taste of all foods we have in a mouthful? Where in the mouth the taste is stronger?
Attention to detail reveals depth of feeling. It communicates a language many of us no longer speak. It translates a profoundness and stillness of the seeker. Presence and curiosity, a sense of belonging.
How do we feel about something we see? Does our body react in any manner, do we feel emotional about it? Are we in touch with our feelings, aware of them, on a consistent way?
Attention to detail is a vehicle. Which leads us to understand and feel empathy and magic. Or sadness. But that always leads us to feel, and to grow. To be aware. To undertake, in the sense of improving ourselves and our environment.
How would someone see us from far in the distance? With presence.
~~ Ana ~~
Comments